sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

UM JOVEM REVOLUCIONÁRIO

Mauricio Dziedrick tem apenas 30 anos, mas já tem uma longa história pública para contar. Formado em Direito, “quase engenheiro” – fez nove cadeiras de Engenharia – ele começou cedo na política. Sua trajetória culminou com a conquista de 15.454 votos para vereador de Porto Alegre – nenhum outro vereador ganhou tantos votos no Rio Grande do Sul.


Maurício esteve ontem (11) no Programa Falas e Fatos, acompanhado de Nelson Timm e Adroaldo de Mello, presidente e vice do PTB em Montenegro. Na entrevista, foram abordados temas relacionados ao partido, a atuação da Secretaria de Obras de Porto Alegre, cuja cadeira é ocupada por Maurício, além de obras estaduais que interferem na vida dos portoalegrenses. No programa Maurício confirmo que é pré-candidato a Deputado Federal nas eleições deste ano.

Clique nos links para ver matérias específicas sobre os assuntos tratados:
Zambiasi não vai concorrer ao Senado
Capital lança o SAMU de Buraco
Rodovia do Parque
Eleições 2010

Voltar

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Comunicação em debate

Joemir de Oliveira retornou ao programa Falas e Fatos na terça-feira, 08 de fevereiro, para falar sobre os Fóruns para Democratização da Comunicação, que ocorrem em níveis nacional, estadual e municipal. Nacionalmente, segundo Joemir, o Fórum já existe há mais de 20 anos. Algumas conquistas já podem ser comemoradas, como alterações na legislação de radiodifusão. Uma das principais metas é a criação de um Conselho Nacional para debater a sociedade. “O principal objetivo do Fórum é abrir o debate, fazer com que a sociedade possa ter voz ativa nos conteúdos dos meios de comunicação”, frisou.


O Fórum Nacional para a Democratização da Comunicação (FNDC) busca ainda reformulações nas regras de concessões de sinal de rádio e TV, de modo que não sejam criados (ou aumentados) monopólios. Para exemplificar o modelo atual, Joemir mostrou a capa da revista Mídia Com Democracia, em que o mapa do Brasil é dividido como o foi na época das Capitanias Hereditárias, com famílias dominando algumas regiões, sendo proprietárias de meios de comunicação.

No âmbito municipal, as maiores preocupações do Fórum são a criação do Conselho Municipal de Comunicação e o esclarecimento da situação da TV Cultura. Joemir ressalta que a emissora tem perfil cultural, e é administrada pela FUNDARTE, recebendo, portanto, dinheiro público para sua atuação. “Se tem dinheiro público, é importante que haja transparência”, observa.

Joemir defende, no que é apoiado pelos apresentadores do programa, que o espaço da TV Cultura deva ser usado para que a sociedade discuta temas relevantes ao seu meio, assim como para que artistas locais possam se apresentar com seu talento.

Uma audiência com o prefeito Percival de Oliveira deverá ocorrer em março para que seja entregue ao Chefe do Executivo as 15 propostas do Fórum Municipal pela Democratização da Comunicação.

Ao final do programa, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Alfredo Schmitz, participou pelo telefone e explicou que atualmente a administração do canal 53 é responsabilidade da FUNDAMONT. Segundo Schmitz, que também é diretor da Rádio América, esta entidade dirige a TV Cultura desde sua abertura, e é dona dos equipamentos. Para que a FUNDARTE assuma o controle total, a Administração vai disponibilizar R$ 300 mil para a compra e equipamentos. Assim, a emissora passará a ser totalmente pública.