sábado, 2 de maio de 2009

Prefeitos podem integrar missão que visitará a China

Prefeitos de sete municípios do Vale do Caí, além de secretários municipais e demais autoridades da região participaram de uma reunião, na tarde desta quinta-feira (30/04), na Câmara de Vereadores de Montenegro. O encontro teve ainda a presença do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Elir Girardi, que também compareceu, mas atendeu a um chamado da governadora Yeda Crusius para uma reunião no Palácio Piratini. Ele foi representado por Pedro Jacques e Ivan Andrade de Paiva, do Inspe, e pela assessora Justine Roesler.
Durante a reunião em Montenegro foram mostrados detalhes da Missão Pública Empresarial Brasil China, que ocorrerá entre 1º e 12 de junho. Conforme Pedro Jacques, nesta viagem os prefeitos e empresários terão a oportunidade de buscar investimentos e mercados para suas cidades. “Não terá tempo para turismo. Será um balcão de negócios, em três cidades”, declara, lembrando que a China é um grande mercado, pois tem uma população de mais de 1,5 bilhão de habitantes.
Para o prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, presidente do Consórcio Intermunicipal (CIS/Caí), que propôs a reunião, a viagem poderá ser uma grande oportunidade para oferecer produtos como frutas cítricas, sucos, flores, frango, madeira e outros produtos do Vale do Caí. E também para atrair empresas que podem se instalar na região. “Podemos aproveitar para mostrar as nossas potencialidades”, destacou.
A missão tem o apoio da Famurs e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai). Uma nova reunião, com a participação dos prefeitos e empresários interessados, está agendada para o dia 13 de maio, na Famurs, em Porto Alegre.

A história da Seicho-No-Ie foi contada no programa


No programa da última quinta-feira, 30, o convidado Gelson Alves contou a história da Seicho-No-Ie, desde sua idealização, no Japão, passando pela sua introdução no Brasil, até sua chegada a Montenegro.

De acordo com Gelson, a Seicho-No-Ie - que em japonês quer dizer 'Lar do Progredir Infinito' - foi idealizada no Japão por volta de 1932. Chegou ao Brasil dois anos depois pelos imigrantes japoneses, no estado do Paraná, e em Montenegro está há 27 anos.

Segundo ele, "o Brasil divulga mais os ensinamentos do que o Japão, devido ao idioma e às relações que temos com o resto do mundo". Outro motivo para sua maior difusão no Brasil, conforme Gelson, "é a convivência pacífica que há entre as religiões" em nosso País.

"A Seicho-No-Ie busca a comprensão e a paz entre todas as religiões", ressalta Gelson.

As portas da entidade em Montenegro estão abertas, na Rua Capitão Cruz, 1155. De segunda a sexta-feira, às 7h, e no sábado às 8h. é feita meditação no local.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Previsão do tempo para Montenegro e região

QUI - 30/04/2009
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 10%
quantidade de chuva: 1mm
--
SEX - 01/05/2009
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 24°C
probabilidade de chuva: 0%
--
SAB - 02/05/2009
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 0%
--
DOM - 03/05/2009
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 9°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
--
SEG - 04/05/2009
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%