quarta-feira, 3 de março de 2010

Montenegrina vai participar de marcha feminista em São Paulo

A artesã Simone Schaeffer vai ser a única montenegrina na Marcha de São Paulo, que faz parte das atividades da Marcha Mundial das Mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher. A marcha sairá de Campinas, cerca de 100 km de São Paulo, e seguirá em direção à capital paulista, caminhando 10 km por dia. Em cada uma das dez cidades do caminho, haverá debates sobre os temas propostos pela Marcha Mundial para este ano.


Em entrevista ao programa Falas e Fatos de terça-feira, 02, Simone relatou o significado da Marcha Mundial, e abordou os principais temas abordados pela entidade. “A Marcha já completa 10 anos, e buscamos principalmente a liberdade para as mulheres, em todos os níveis”, explicou. A abordagem em 2010 será principalmente nos seguintes itens: autonomia econômica, violência, bens comuns e paz desmilitarizada.

“A autonomia econômica seria o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho e também em casa. A mulher tem carga de trabalho dobrada, mas não é recompensada por isto”, explica Simone. Sobre a violência, a artesã lamenta que a Lei Maria da Penha esteja sendo questionada. “Uma ferramenta de defesa da mulher não pode ser ignorada”, afirma, dizendo temer que a Lei acabe sendo alterada.

A Marcha se coloca também contra a privatização de bens comuns públicos. “A água e saneamento básico tem de ser garantidos pelo Estado, assim como saúde e educação”, relata Simone. A feminista explica ainda a outra luta da Marcha Mundial: Paz e Desmilitarização. “Em vários países, onde há forças militares para a pacificação, há relatos de violência contra mulheres. Entendemos que os organismos internacionais são coniventes com isto”, afirma.

A Marcha de São Paulo começa dia 08 de março e segue até o dia 18, quando devem chegar à capital paulista. Antes, no domingo, 07, haverá uma atividade no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Após, ocorrerá a saída dos ônibus, que levarão cerca de 100 mulheres gaúchas para São Paulo.

voltar