sábado, 7 de março de 2009

Montenegro: Senger fala da oposição de Rose

Pela primeira vez, e com exclusividade ao Programa Falas e Fatos, o presidente do PP em Montenegro - e sercretário de Obras -, Ricardo Senger, falou sobre os incidentes provocados pela transferência de Rose Almeida (vereadora pelo PP e auxilair administrativa concursada) da PGM - Procuradoria Geral do Município - para a Bibliotaca Pública.
Segundo ele, "o procurador Marcelo Rodrigues já vinha nos colocando que a Rose não estava sendo bem aproveitada na PGM". Senger desmente então a hipótese, levantada por Rose, da transferência ter sido uma represália pelas suas declarações contra a reforma administrativa, proposta pela Prefeitura.
"Esta insatisfação dela é normal, e logo passa", aposta o progressista. Ele manifestou, entretanto, estranheza do fato da vereadora alegar um artigo da Lei dos Servidores, que proíbe a trensferência de servidor público durante um mandato de vereador. "Ela não alegou esta Lei quando foi transferida da SMEC para a CGP", comentou.
Sobre a reforma administrativa, Senger defendeu a criação de duas - ou até três - novas secretarias. "Na verdade, são áreas que serão desmembradas de outras", argumenta. Ainda neste mês o Executivo deve enviar à Câmara Municipal o projeto de criação das novas secretarias.
Duas são certas - Ação Social e Gestão - mas pode ser enviada ainda a proposta de criação de uma secretaria de Meio Ambiente. Senger espera conquistar votos na oposição, já que Rose se posicionou contra.
Ricardo Senger afirmou que "serão criados 19 cargos novos" para o funcionamento das novas secretarias e que o custo a mais ficará em torno "de 1% do orçamento".

quarta-feira, 4 de março de 2009

Região poderá ter câmeras de segurança


Em sua viagem para Brasília na próxima semana, o prefeito de Pareci Novo e presidente do Consórcio Intermunicipal Oregino Francisco pretende encaminhar o projeto de instalação de câmeras de segurança no Vale do Caí. Oregino lembra que o CIS Caí agora é multifuncional, podendo receber recursos nas mais diversas áreas. “É a maneira mais simples e menos burocrática”, entende. A idéia é realizar uma parceria entre Consórcio Municipal, Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) e Comando Regional da Brigada Militar (CRPO).

Oregino é um dos grandes incentivadores e apoiadores da instalação de câmeras de monitoramento na região. Pareci Novo inclusive é pioneiro na implantação dos equipamentos. Desde agosto do ano passado, numa parceria entre Prefeitura, Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) e Polícia Civil, funcionam três câmeras próximas do ginásio municipal de esportes Armin Heldt e agências bancárias e dos Correios. O monitoramento é feito 24 horas por dia na Delegacia de Polícia. A meta é ampliar o serviço para até 16 câmeras no município.

Na última sexta-feira (27/02), prefeitos da região e direção técnica do Consórcio Intermunicipal participaram de uma reunião no campus da UCS de São Sebastião do Caí, para tratar da instalação das filmadoras. A previsão é de cerca de duzentas câmeras, numa média de dez por município. Já na segunda-feira (02/03) aconteceu um novo encontro, desta vez no CRPO de Montenegro, com a presença de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e de uma empresa que realiza a colocação dos equipamentos no Estado. Na ocasião foi tratado sobre o levantamento de custos para que o projeto seja encaminhado para o Ministério da Justiça, onde poderão ser obtidos recursos através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O objetivo é atender 21 municípios da região, com cinco centrais de monitoramento. Além das câmeras devem ser colocados gerenciadores de placas, que farão a leitura das placas dos veículos, informando sobre documentação e se estão em situação regular. Com isso, as entradas e saídas da cidade, e parte da zona urbana, estarão sendo monitoradas, o que certamente resultará na queda dos índices de criminalidade no Vale do Caí.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Maratá recebe a Abertura do Campeonato Gaúcho de Motocross

Maratá recebe a Abertura do Campeonato Gaúcho de Motocross no próximo final de semana, dias 07 e 08 de março. Os ingressos antecipados estão à venda ao valor de R$ 6,00 na Agropecuária Maratá (Maratá), Beto’s Bar (Brochier), Scoobydoo Lanches (Montenegro) e Farmácia BioNatus (Salvador do Sul e Tupandi). No domingo, os ingressos custam R$ 8,00 na bilheteria do Parque. No sábado, a entrada é franca e os ingressos antecipados para o domingo poderão ser adquiridos junto à copa do Motocross.
Provas e treinos acontecem na Pista de Motocross de Maratá, localizada no Parque Municipal da Oktoberfest, centro da cidade. No sábado, os treinos iniciam às 13 horas. No domingo, ocorrem treinos a partir das 9 horas e, às 11 horas, iniciam as provas. O evento é uma promoção da Associação Cultural de Maratá e Motoclube Maratá, com o apoio da Prefeitura Municipal e supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo. Segundo a presidente da Federação Gaúcha, Lorena Herte de Moraes, mais de 300 pilotos de todo o Estado estarão participando das provas em Maratá.
Haverá passeios de Dindinho até as Cascatas, saindo da entrada do Parque no sábado e no domingo, das 14 às 17 horas, além de Feira de Artesanato do Grupo Fritz e Frida de Maratá na Casa do Turista e guarda-volumes na entrada do Parque no domingo.

domingo, 1 de março de 2009

Montenegro: Vereador Tuco confirma que pode pedir CPI


O entrevistado de sexta-feira, 27/02, no Programa Falas e Fatos, vereador Marcos Gehlen (Tuco)-PT, falou sobre suas preocupações na atividade legislativa e confirmou sua intensão de pedir uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o atendimento no Hospital Montenegro.

O petista relatou que seu trabalho parlamentar será direcionado para as causas sociais, como moradia, drogas, infância.

Sobre a reabertura do COMEN - Conselho Municipal de Entorpecentes, Tuco espera que não seja "mais um conselho aberto para depois ser abandonado". Ele lembra que o próprio COMEN foi criado em 1991 e desativado em 2004.

Sobre a possibilidade de pedir a abertura de uma CPI, o vereador disse que aguarda o final dos trabalhos de uma comissão criada pelo Conselho Municipal de Saúde, para entrar com o pedido. "Como eles têm até dia 04 para apresentar relatório, somente depois disso farei o pedido.

Questionado se uma CPI para investigar o Hospital não seria considerada ilegal - o HM é uma entidade privada - Tuco ressalta que "saúde é um dever do município", portanto, é possível abrir a investigação.

O fato gerador da CPI, segundo o vereador, seria a morte da menina Elizandra, ocorrida após ser atendida na instituição.