quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Diretor de Cultura divulga calendário de eventos

O Diretor de Cultura de Montenegro, Edson Maciel, concedeu entrevista ao Programa Falas e Fatos, na última quarta-feira, 14, quando ressaltou o trabalho de sua diretoria executado durante 2008. Também falou sobre o Calendário Oficial deEventos de Montenegro para 2009.
Maciel aproveitou para responder a críticas feitas por outros entrevistados do programa, sobretudo músicos, que reclamavam que os espaços públicos não estavam abertos a todos os artista da cidade. Segundo o Diretor, basta que seja protocolado um pedido na prefeitura, com os nomes dos responsáveis e todas as informações do evento que em alguns dias os espaços podem ser liberados. "Temos que saber quem será o responsável pelo evento", explicou.
Sobre Desfile de Carnaval que ocorrerá em 21 de fevereiro, Edson relatou que já foi acertado com as escolas as regras para este ano. Para o próximo ano, a Administração exigiu maior organização, como a legalização da Associação das Escolas de Samba. "Este ano, como a Associação não está legalizada, tivemos que firmar a parceria com as escolas, individualmente", ressaltou.
Maciel salientou ainda o grande número de eventos programados para este ano. "Várias entidades enviaram seus calendários de eventos, que foram agregados ao calendário oficial do município". Ele espera que para os próximos anos, mais entidades possam aderir ao calendário oficial.

Montenegro: Administração estuda parceria com a Amoga

A Prefeitura Municipal de Montenegro, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social (SMSAS) e Vigilância Sanitária, estuda uma parceria com a Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais (AMOGA) visando a castração dos cachorros de rua. Em reunião no gabinete do vice-prefeito Marcos Griebeler, na manhã desta quinta-feira (15), foram acertados os primeiros detalhes do acordo com a presidente da associação, Ana Luíza Kimura.

Num primeiro momento, a ação cuidaria especificamente dos cachorros de rua. Posteriormente, a iniciativa seria estendida às famílias comprovadamente carentes, sem condições de bancar uma cirurgia. A associação ficaria responsável pelo encaminhamento das cirurgias e a Administração Municipal repassaria os recursos para a entidade.

No encontro também ficou definido que a AMOGA trará um estudo mais aprofundado sobre o caso, para dar andamento ao processo, verificando a melhor maneira de se realizar essa parceria. “Nossa intenção, é iniciar os trabalhos no mês de março”, destacou Griebeler.

Também participaram da reunião o secretário de Municipal de Saúde e Ação Social, Romeu Kirch, o secretário de Municipal de Obras Públicas, Ricardo Senger, a secretária Geral, Ereni Maciel Szulczewski e a chefe do Serviço da Vigilância em Saúde, Mara Mello.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Montenegro

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Previsão do tempo para Montenegro e região

QUI - 15/01/2009
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

SEX - 16/01/2009
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

SAB - 17/01/2009
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

Montenegro: Prefeito realiza primeira reunião de secretários


O prefeito Percival de Oliveira esteve reunido na manhã desta quarta-feira (14) com todo o seu secretariado para a primeira reunião em conjunto do ano. O encontro ocorreu na sala do vice-prefeito Marcos Griebeler. Na pauta da reunião, estavam as necessidades de cada secretaria para o início do novo mandato, além de novos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Outro ponto discutido durante a manhã foi a reforma administrativa que será implementada este ano.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Montenegro

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Montenegro: Cardona impõe seu estilo na Câmara


Em entrevista concedida nesta terça-feira, 13, ao programa Falas e Fatos, o presidente da Câmara Municipal de Montenegro, Marcelo Cardona, falou sobre sua vida, quando assistia, desde a infância, ao pai, Roberto Cardona, fazendo política em inúmeras campanhas pelo município e Estado, e a natural entrada no mundo político.
Segundo ele, o desejo de interferir diretamente nas ações políticas o levaram a buscar vaga no Legislativo Municipal -onde já exerceu mandato na década de 90 - e ainda em campanhas para prefeito e deputado ao longo dos últimos anos.
A coroação da perseverança veio em 2008, quando conquistou 2.306 votos em cinco de outubro, tornando-se o vereador mais votado, com quase o dobro do segundo colocado.
Em primeiro de janeiro, eleito Presidente da Câmara de Vereadores, deixou transparecer sua característica conciliadora, ao costurar a montagem de uma Mesa Diretora pluripartidária, além de bancar um acordo entre os edis, que garante a presidência a todas as correntes políticas nos próximos anos.
Sobre a campanha eleitoral, Cardona relatou que tudo, desde a cogitação da candidatura, até a busca de votos entre a comunidade, foi planejado. Utilizando uma estretégia empresarial, baseado em pesquisas feitas pela equipe de marketing, as ações dos cabos eleitorais foram dirigidas para aquelas localidades aonde o candidato não poderia comparecer. Assim, ao final da campanha, uma pesquisa interna - e só agora divulgada - mostrava que Marcelo Cardona alcançaria mais de 2000 votos. Ele, porém, manteve-se reservado. "Eu escrevi, antes das eleições, que calculava entre 1500 e 1800 votos. O resultado acabou superando a minha expectativa".
E na presidência do Legislativo, Cardona, na primeira semana, visitou o Prefeito Percival de Oliveira, juntamente com os componentes da Mesa Diretora, e fez visitas aos órgãos de imprensa da cidade.
Entre as sugestões que pretende apresentar aos vereadores, está a criação de uma Comissão de Constituição e Justiça, que poderá analisar - e trancar - os projetos desenvolvidos pelos parlamentares.
Ao final da entrevista, Cardona conclamou a população a assistir as sessões da Câmara - quintas-feiras 19h - para acompanhar as votações de seus vereadores.

Montenegro terá centro de treinamento


Em breve, Montenegro contará com um Centro Integrado de Treinamento (CIT) para qualificação da mão-de-obra de empresas da cidade e da região. O anúncio foi feito oficialmente na manhã nesta terça-feira (13) no gabinete do prefeito Percival de Oliveira, com a presença de representantes da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (SEDAI) e empresas do Pólo Petroquímico. O CIT será construído numa área de 4,9 hectares , próximo a empresa Bepo, no distrito industrial da cidade, com uma área utilizável de 2 hectares .

O prédio, de 800m², com possibilidade de ampliação, também poderá contar com posto de saúde, agência bancária, correios e terminal rodoviário. “Existe uma carência desses serviços naquela região”, destacou o prefeito Percival de Oliveira. Depois de concluído, o Governo do Estado fará a sessão de uso do local para o município.

“Queremos estabelecer, junto ao Pólo Petroquímico, um local de formação de funcionários, futuros funcionários e empresas que pretendem prestar serviços no local”, informou o Coordenador da CIT, José Maria Caldas Nunes. Ele explicou que no início, o centro terá capacidade de atender cerca de 300 alunos. “Com o tempo, este número poderá passar para 1.500 pessoas”, complementou. Empresas da cidade também poderão utilizar a estrutura para treinamento.

De acordo com o diretor substituto de fomento da SEDAI, Luiz Langsch Senandes, a finalização do projeto irá demorar de dois a três meses, com perspectiva de até oito meses para a conclusão da obra. “No início do ano que vem, já teremos os primeiros cursos no local”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Montenegro

Heitor fala de sua trajetória política


O entrevistado desta segunda-feira, 12, do Programa Falas e Fatos, Heitor Lermen, atual Secretário de Obras e Serviços Urbanos de Novo Hamburgo, falou sobre sua trajetória política.

Desde a atividade sindical, até o primeiro escalão hamburguense, Heitor passou pelo executivo estadual, durante o govcerno de Olívio Dutra (PT), e garante que sempre aprendeu algo.

Sobre a campanha, Heitor relatou ter gasto "apenas 45 mil reais", enfrentando candidatos que declararam ter gasto dez vezes mais. "Mas durante a campanha eu tive oportunidade de conhecer uma Montenegro carente. Lugares que a gente vê, e não entende como as pessoas podem morar ali. O pior é que isto acaba se tornando normal aos nossos olhos".


"Tenho certeza que em algum momento a comunidade montenegrina vai entender que o nosso projeto é o melhor", deixando claro que seu nome está sempre à disposição do PT e pode voltar a concorrer a prefeito em 2012.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Montenegro: Coopermonte pede ajuda à Administração

Representantes da Cooperativa Mista de Leite e Derivados de Montenegro (Coopermonte) estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Percival de Oliveira na manhã desta segunda-feira (12). A empresa, que fabrica o Leite Ibiá, está planejando uma recuperação junto aos produtores que fornecem leite para a empresa. No encontro, a presidente da cooperativa, Sirlei de Oliveira Francisco solicitou uma parceria com Administração Municipal no sentido de transformar a cooperativa numa agroindústria, podendo assim agregar outros produtos, além da produção de leite.

Com o auxílio, também seria possível aumentar o número de produtores que vendem seus produtos para a Coopermonte. De acordo com Sirlei, hoje, são 174 produtores e 216 cooperados. “Assim que superarmos esse momento, teremos o apoio de mais produtores”, destacou. Ela também informou que a cooperativa também estuda a possibilidade de vender alguns imóveis que possui em Montenegro e outras cidades.

Além disso, a cooperativa também contratou um assessor técnico, que elaborou um plano de ação, composto por três etapas: sobrevivência, crescimento e expansão. No final do encontro, o prefeito Percival de Oliveira destacou que irá participar de uma audiência com o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Fagundes Machado para que o Estado repasse para o Município a área onde está a Coopermonte, que pertence à extinta estatal Coorlac. O encontro acontecerá no dia 20 de janeiro, às 14 horas, em Porto Alegre.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Marcos Griebeler, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Dario Colling, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vaceli Flores de Oliveira, o vice-presidente da cooperativa, Tailur Rodrigues Ribeiro e o assessor contrato da empresa, Vilmo Cecconello.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Montenegro

Montenegro: BM e Civil estouram ponto de tráfico

Na madrugada desta segunda-feira, uma ação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil de Montenegro resultou na prisão de traficantes e apreensão de drogas e armas. O comandante da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, capitão Oscar Bessi Filho, em entrevista ao programa Realidade, da Rádo América, relatou que há cerca de 2 meses o ponto de distribuição de drogas próximo ao Bairro Germano Henke era monitorado. Na ação desta madrugada, além de dois homens presos, foram apreendidos armas, munição, 2 carros, 1 moto, balanças de precisão e 1kg de drogas. No local foram encontrados também inúmeros objetos resultados de furtos e que eram trocados por drogas. Os dois homens foram indiciados por tráfico de entorpecentes e formação de quadrilha e encaminhados a Penitenciária de Charqueadas.

Incêndio destroi casa em Montenegro

Um incêndio, durante o final de semana, destruiu uma casa mista no Bairro Rui Barbosa. De acordo com testemunhas, o proprietário, de 57 anos, teria sofrido um surto psicótico e ateado fogo na residência. Ele foi interno do Instituto Psiquiátrico Forense durante 35 anos, e há um ano havia retornado à moradia em Montenegro. Não houve feridos, mas tudo que estava dentro da casa foi destruído pelo fogo.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Em Montenegro, a Eleição não acabou

O Ministério Público de Montenegro ingressou com uma ação de impugnação de mandato eletivo do prefeito reeleito Percival de Oliveira (PMDB). O pedido de cassação foi protocolado no cartório da 31ª Zona Eleitoral no último dia 30 de dezembro. A ação foi recebida pela juíza Márcia do Amaral Martins, que determinou que fosse autuado o processo e dado andamento.

Agora será aberto prazo para a defesa de Percival se manifestar. Em seguida poderão acontecer audiências para serem tomados depoimentos de testemunhas. Como o processo corre em segredo de Justiça, a promotora eleitoral Daniela Tavares da Silva Tobaldini disse que não poderia se manifestar sobre o conteúdo da ação. Ela apenas confirmou que o Ministério Público ingressou com a ação de impugnação de mandato eletivo, que pode resultar na cassação.

Mesmo após a diplomação e a posse, outros dois processos continuam tramitando na Justiça. Caso Percival seja cassado, assume a Prefeitura de Montenegro o segundo colocado na eleição de 5 de outubro de 2008, o deputado estadual Paulo Azeredo (PDT).

Fonte: Jornalista Guilherme Baptista

Sequestradores são detidos pela BM em Feliz

Um assalto seguido de seqüestro terminou com final feliz. Depois de ter sido levada pelos ladrões em Veranópolis, uma mulher de 51 anos foi encontrada hoje pela manhã em Bom Princípio, e os sequestradores presos em Feliz, em uma operação conjunta da Brigada Militar do município e Bom Princípio. Os três ladrões, um deles menor, seria ouvido neste domingo na Delegacia de Bom Princípio.
Conforme a Brigada Militar de Veranópolis, os ladrões anunciaram o assalto à residência na localidade de São Francisco do Retiro, cerca de seis quilômetros da área central, por volta das 23 horas de sábado. Renderam o marido, deixaram-o amarrado e levaram o Ford D20 (IIK 2742), a mulher e dinheiro (cerca de R$ 29,4 mil - R$ 22 mil em cheques e R$ 5,4 em dinheiro). Ao desvencilhar-se, o marido conseguiu avisar a Polícia.

Fonte: Jornal NH