sexta-feira, 8 de maio de 2009

Acidente na BR-386 em Canoas deixa dois mortos


Em Canoas, um acidente deixou pelo menos dois mortos no km 441 da BR-386, por volta das 16h30min, no sentido Interior-Capital. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um Fiat Uno realizava uma manobra de retorno quando ocorreu a colisão com uma caminhonete D20, e um Citroën C3.Morreram os dois ocupantes do Uno, Acir Francisco Rommel, 27 anos, e Milton Lauro Artus, 35 anos. Os outros três ocupantes dos outros veículos sofreram lesões e foram encaminhados ao Hospital de Canoas.
www.zerohora.com

Revogada medida que interditava penitenciária de Montenegro

Foi revogada na quinta-feira, a medida liminar que havia interditado parcialmente a Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro. A decisão foi tomada pela juíza Deise Fabiana Lange Vicente, da 2ª Vara Cível do município.Análise mostrou que sistema de tratamento de egoto do presídio já está apresentando níveis inferiores de poluentes aos limites estabelecidos em padrões técnicos. Para a decisão, a magistrada considerou que foi demonstrada a eficiência dos novos equipamentos instalados - motores-bomba, quadro de comando automático e acessórios.A ação continua a tramitar no Foro local e pretende viabilizar pelo próprio Estado a continuidade de boas condições de funcionamento da penitenciária.
www.jornalnh.com.br

Diretor do DAER visita obras da Transcitrus

O diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), Vicente Britto Pereira, esteve visitando a região, na manhã desta sexta-feira (08), conferindo o percurso da Transcitrus - a Rodovia Caminho dos Vales. Pereira foi recepcionado na Sociedade Cultural de Pareci Novo, onde os prefeitos integrantes do projeto destacaram a importância da obra. O vice-prefeito Marcos Griebeler acompanhou o encontro.

O diretor aproveitou a visita para conhecer alguns pontos turísticos de Pareci Novo, como o antigo seminário jesuíta e o Balneário do Cascalho, além de visitarem uma floricultura e um packing house. Após, a comitiva percorreu o trecho de São José do Sul, seguindo para o interior de Montenegro, onde conferiram as localidades de Campo do Meio e Santos Reis. As autoridades terminaram o trajeto seguindo para Maratá, Brochier e Poço das Antas.

Conforme Pereira, os pontos turísticos foram visitados porque existe a possibilidade de se alocar recursos, no segundo semestre, através do programa de rotas turísticas do Estado. Ele também ressaltou que a RS 124, entre Pareci Novo e São Sebastião do Caí, está com suas obras em andamento, devendo ser inauguradas nos próximos meses.

Também participaram os prefeitos: Anildo Petry (São José do Sul), Ari Jorge Kerber (Brochier), Gilberto Reindel (Marata), Oregino Francisco (Pareci Novo), o secretário municipal de Obras Públicas, Ricardo Senger, os vereadores Carlos Einar de Mello (Naná) e José Alfredo Schmitz e a coordenadora do projeto Transcitrus, Kellen Mattos de Almeida,

Importância para a região

O projeto da Transcitrus, liga a Serra gaúcha ao Vale do Taquari, passando pelo Vale do Caí, integrando os municípios de Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Poço das Antas e São José do Sul. Com o asfaltamento das estradas, se beneficiam o turismo e atividades como a citricultura e a avicultura.

Na última segunda-feira (04), os prefeitos dos municípios que integram a Transcitrus participaram de audiência pública, em Porto Alegre , solicitando apoio dos deputados federais gaúchos para inclusão de emenda de bancada para beneficiar o projeto.

No total, o projeto representa cerca de 49 quilômetros de extensão, incluindo os 13 quilômetros que correspondem à região de Campo do Meio e Santos Reis, em Montenegro. Até agora, já foram executados 6,8 quilômetros do projeto.
ACOM - Montenegro

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lions promove festa tradicional


No programa desta terça-feira, 05, estiveram no programa os senhores José Luis Contri e Djacir Alves, falando sobre a promoção do Lions Clube Montenegro para o próximo final de semana.
O 25º Festival de Comida Típica Alemã deve receber cerca de 500 pessoas na Clube Riograndense na próxima sexta-feira, 08, a partir das 20h30min.
Os ingressos, que custam R$ 70,00, dão direito a chopp, refrigerante e comida típica à vontade, alem de caneco e sorteio de brindes. A promoção beneficente terá a animação da Orquestra La Montanara.
Interessados podem adquirir ingressos pelos telefones 3632 2209 ou 9988 2752.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O ouvinte virou entrevistado




Na última segunda-feira, 04, o entrevistado do Falas e Fatos foi o Sr Romário Araújo. O morador do Passo da Pimenta, interior de Montenegro, é ouvinte assíduo do programa, e fazia freqüentes participações pelo telefone, inclusive sugerindo entrevistas e dando dicas de assuntos interessantes. Para a entrevista ele estava acompanhado da filha Cristina.
Romário contou no programa sobre sua infância, no mesmo local onde vive até hoje. “Eu estudei só até a quinta série, mas sempre gostei de rádio, que é minha companhia durante todo o dia”, relata o agricultor.
A cultura - que foi inclusive elogiada pela professora Natália, que ligou para o programa para dar seu testemunho, da época em que lecionou na localidade e teve entre seus alunos uma das filhas de Romário – é adquirida, além do rádio, pelas revistas que sempre gostou de ler, e guarda até hoje. “A revista Placar era minha favorita, e tenho mais de 1000 exemplares”, conta ele. Ao programa ele levou ainda exemplares das revistas Amiga, de 1979, Fatos e Fotos, de 1971 e Manchete, de 1990. Todas já saíram de circulação.
O futebol, esporte preferido do colorado – que lembra toda a escalação do Internacional de 1969 – também foi parte importante da entrevista. Por muitos anos Romário jogou no time do Riachuelo, da localidade de Fortaleza. “Tenho um gol, gravado em fita VHS, que eu fiz do meio do campo”, conta orgulhoso o antigo centro-médio.
A impressão que ficou aos apresentadores e ouvintes, com certeza, é de um homem simples, generoso, e extremamente culto, disponível para uma boa conversa sobre qualquer assunto. Uma das melhores entrevistas já feitas pelo programa até hoje.