sábado, 25 de abril de 2009

Músico Nleson Silva animou o programa


O programa da última sexta-feira, 24, foi animado pelo músico e professor Neslon Silva, que esteve acompanhado pelo aluno Adão Andrade. Ambos tocaram músicas de vários estilos, como chorinho, tango e vanerão.

Já ficou agendada, para uma próxima ocasião, uma nova apresentação, quando os instrumentistas farão uma volta musical ao mundo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ex-vereadora assume assessoria do CISCaí


A professora e ex-vereadora de Montenegro, Isaura Viegas de Mattos, que atuou na última legislatura pelo PDT, assumirá no início do mês de maio a função de Assessora Executiva do CISCaí – Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí, a convite do presidente da entidade, Oregino Francisco, prefeito de Pareci Novo.
Segundo ela, seu trabalho estará direcionado para a elaboração de projetos nas diversas áreas que serão abrangidas pelo Consórcio. “Podemos incrementar ações nas áreas de turismo, agricultura, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente, cultura, além da saúde, que deu origem ao Consórcio”, relata a professora.
Isaura ressalta a importância do sistema de consórcios que está sendo adotado em todo o País. “Neste sistema, com os municípios se unindo, os projetos abrangem áreas maiores, e isto facilita a aceitação por parte dos governos estadual e federal”, explica.
Um exemplo do trabalho do Consórcio, de acordo com Isaura, é a Transcitrus, rodovia que vai unir seis municípios do Vale do Caí, formando um importante complexo turístico, além de qualificar as rotas de escoamento da produção de cítricos. “A primeira fase da obra deve ser inaugurada no mês de agosto”, anuncia.
Alem disso, Isaura lembra que a criação do Consórcio foi para tratar da aquisição de produtos e serviços na área de saúde. “Atualmente 17 municípios utilizam o Consórcio para oferecer consultas com especialistas, além da aquisição de medicamentos, a um custo muito menor”, informa a futura assessora.

IX Encontro Microrregional de Mulheres em São Pedro do Maratá sábado

Maratá estará sediando o IX Encontro Microrregional de Mulheres no sábado (25/04). O evento acontecerá na Sociedade São Pedro do Maratá, reunindo participantes das cidades de Maratá, Brochier, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão. A programação inicia com a recepção às 8h30min e segue até às 17 horas. Na parte da manhã, haverá momento ecumênico, atividades de alongamento e palestra “Qualidade de vida e autoestima” com o pastor Ezequiel Schacht.
À tarde, tem apresentação dos alunos da Oficina de Dança Moderna de Maratá, do Grupo de Danças Alemãs Infanto-juvenil de Maratá – Der Kleine Vollerschwung, visitação aos pontos turísticos do município, Expofeira de Artesanato, Agroindústrias Familiares e Produtos Coloniais, serviços de saúde da Unidade Móvel da Unimed, tenda para vacinação do idoso contra a gripe e baile.
As fichas de almoço ao preço de R$ 12,00 estão à venda na Emater ou com as coordenadoras voluntárias e devem ser confirmadas até sexta (24/04) para a melhor organização do evento. Haverá ônibus gratuito percorrendo todas as localidades de Maratá a partir das 8 horas, retornando às 17 horas (confira os roteiros). O evento é uma promoção do Fórum Microrregional de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, prefeituras municipais, sindicatos e Emater/Ascar-RS dos cinco municípios.

Roteiros dos ônibus

Maratá Alto/Encruzilhada do Maratá/Boa Esperança:
O ônibus do Mário Ávila sai de Maratá às 8 horas seguindo até Maratá Alto, na residência de Gustavinho Schneider, retorna subindo a Encruzilhada do Maratá, descendo por Boa Esperança, passando pela Sociedade Esperança até São Pedro do Maratá.
Sede do município:
O ônibus do Mário Ávila sai de Maratá às 8 horas para recolher o pessoal da sede do município. Vai até o posto de gasolina, passa pela rua do Mercado Vier, pela Praça Theobaldo Alves, Prefeitura, Posto de Saúde e Centro de Convivência, seguindo até São Pedro pela estrada de Inácio Groes.
Linha Kerber/Linha Progresso/Uricana:
O terceiro ônibus do Mário sai de Maratá às 8 horas, recolhe a Linha Kerber até a residência de Airton Borgmann, passa pela Linha Progresso em segue até a residência de Pedro Nonnemacher na Uricana, retornando até a Linha Progresso e entra pela estrada do Rudi Kirsten, saindo em São Pedro do Maratá.
Esperança/Linha Fries/Linha Pimenta/Canavial:
O ônibus do Leandro Lohmann sai do centro às 8 horas, passando pela Cascata Maratá, subindo a Esperança, passa a Linha Fries, entra na Linha Pimenta e passa pelo Canavial até a Sociedade São Pedro.
Macega/Vitória:
O outro ônibus do Leandro Lohmann sai do Centro às 8 horas, seguindo até Macega Alta, passa pela estrada que leva até Santos Reis até a Cancha de Bocha, retorna por Vitória, passa por Maratá seguindo até São Pedro do Maratá.
Vila Nova/Linha Götz:
O ônibus da Marlene Götz sai de Maratá às 8 horas, subindo a RS 411, passa na Vila Nova, entra na Linha Götz e retorna por Maratá, rumo à São Pedro do Maratá.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Entrevista com jornalista da Placar







Na última segunda-feira, 20, o entrevistado do Programa Falas e Fatos foi o jornalista da Revista Placar, Lemyr Martins. Além de falar sobre a escolha de Pareci Novo para morar – influenciado pela esposa, natural do município – o especialista em automobilismo contou também suas experiências nas coberturas esportivas, durante seus 50 anos de carreira.
Autor de fotos premiadas pelo mundo, Lemyr comparou a diferença do trabalho de 40 anos atrás - como a dificuldade de enviar um filme com as fotos de uma corrida na Europa para a redação no Brasil - e as facilidades proporcionadas pela Internet, que permitem que as fotos cheguem instantaneamente à Revista, em São Paulo. “É só dar um grito que ela (a foto) vai”, brincou.
As entrevistas com ídolos do esporte – Careca, Maradona, Pelé, Garrincha – também são motivos de orgulho para Lemyr. Já o automobilismo rendeu a ele material para seis livros. Um dos mais importantes é o que conta a saga dos irmãos Emerson e Vilson Fittipaldi, que construíram o primeiro carro de Fórmula 1 no Brasil. Outro livro, com a história das fotos mias importantes feitas nos 50 anos de carreira, será lançado até o final deste ano.
Emerson foi acompanhado por Lemyr desde as primeiras vitórias no kart. O mesmo ocorreu também com Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Ayrton Senna. Ao falar deste último, Lemyr se emocionou. Relatando o dia da morte do piloto, em maio de 1994, no circuito de Ímola, na Itália, o experiente jornalista, de 71 anos, confessou que, mesmo sabendo do acidente pelos telões do autódromo, se posicionou em uma curva do circuito. “Fiquei ali, esperando que o carro do Senna aparecesse”, falou, com a voz embargada e os olhos marejados.