terça-feira, 21 de abril de 2009

Entrevista com jornalista da Placar







Na última segunda-feira, 20, o entrevistado do Programa Falas e Fatos foi o jornalista da Revista Placar, Lemyr Martins. Além de falar sobre a escolha de Pareci Novo para morar – influenciado pela esposa, natural do município – o especialista em automobilismo contou também suas experiências nas coberturas esportivas, durante seus 50 anos de carreira.
Autor de fotos premiadas pelo mundo, Lemyr comparou a diferença do trabalho de 40 anos atrás - como a dificuldade de enviar um filme com as fotos de uma corrida na Europa para a redação no Brasil - e as facilidades proporcionadas pela Internet, que permitem que as fotos cheguem instantaneamente à Revista, em São Paulo. “É só dar um grito que ela (a foto) vai”, brincou.
As entrevistas com ídolos do esporte – Careca, Maradona, Pelé, Garrincha – também são motivos de orgulho para Lemyr. Já o automobilismo rendeu a ele material para seis livros. Um dos mais importantes é o que conta a saga dos irmãos Emerson e Vilson Fittipaldi, que construíram o primeiro carro de Fórmula 1 no Brasil. Outro livro, com a história das fotos mias importantes feitas nos 50 anos de carreira, será lançado até o final deste ano.
Emerson foi acompanhado por Lemyr desde as primeiras vitórias no kart. O mesmo ocorreu também com Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Ayrton Senna. Ao falar deste último, Lemyr se emocionou. Relatando o dia da morte do piloto, em maio de 1994, no circuito de Ímola, na Itália, o experiente jornalista, de 71 anos, confessou que, mesmo sabendo do acidente pelos telões do autódromo, se posicionou em uma curva do circuito. “Fiquei ali, esperando que o carro do Senna aparecesse”, falou, com a voz embargada e os olhos marejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário