quarta-feira, 4 de março de 2009

Região poderá ter câmeras de segurança


Em sua viagem para Brasília na próxima semana, o prefeito de Pareci Novo e presidente do Consórcio Intermunicipal Oregino Francisco pretende encaminhar o projeto de instalação de câmeras de segurança no Vale do Caí. Oregino lembra que o CIS Caí agora é multifuncional, podendo receber recursos nas mais diversas áreas. “É a maneira mais simples e menos burocrática”, entende. A idéia é realizar uma parceria entre Consórcio Municipal, Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) e Comando Regional da Brigada Militar (CRPO).

Oregino é um dos grandes incentivadores e apoiadores da instalação de câmeras de monitoramento na região. Pareci Novo inclusive é pioneiro na implantação dos equipamentos. Desde agosto do ano passado, numa parceria entre Prefeitura, Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) e Polícia Civil, funcionam três câmeras próximas do ginásio municipal de esportes Armin Heldt e agências bancárias e dos Correios. O monitoramento é feito 24 horas por dia na Delegacia de Polícia. A meta é ampliar o serviço para até 16 câmeras no município.

Na última sexta-feira (27/02), prefeitos da região e direção técnica do Consórcio Intermunicipal participaram de uma reunião no campus da UCS de São Sebastião do Caí, para tratar da instalação das filmadoras. A previsão é de cerca de duzentas câmeras, numa média de dez por município. Já na segunda-feira (02/03) aconteceu um novo encontro, desta vez no CRPO de Montenegro, com a presença de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e de uma empresa que realiza a colocação dos equipamentos no Estado. Na ocasião foi tratado sobre o levantamento de custos para que o projeto seja encaminhado para o Ministério da Justiça, onde poderão ser obtidos recursos através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O objetivo é atender 21 municípios da região, com cinco centrais de monitoramento. Além das câmeras devem ser colocados gerenciadores de placas, que farão a leitura das placas dos veículos, informando sobre documentação e se estão em situação regular. Com isso, as entradas e saídas da cidade, e parte da zona urbana, estarão sendo monitoradas, o que certamente resultará na queda dos índices de criminalidade no Vale do Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário